Deve-se manter uma postura correcta durante o trabalho e ao dormir, de modo a contrariar as possíveis alterações da estática e dinâmica da coluna vertebral.
O colchão deve ser duro e a almofada deve ser baixa ou apenas um apoio na zona do pescoço. Durma com as pernas esticadas, e evite dormir na chamada "posição fetal" - de lado com as pernas encolhidas.
É recomendada a prática de exercício que envolva extensão da região dorsal, bem como exercícios de mobilização dos ombros e ancas. Desta forma, a natação é o exercício mais adequado no caso da EA, permitindo exercitar, de forma equilibrada, todos os músculos e articulações da região dorsal que podem ser afectados por esta doença.
Devem ser evitados desportos de contacto ou colisão física por risco de lesão óssea ou articular. O golf também não é indicado, devido à postura em flexão do tronco.
As pessoas com EA podem fazer o seu trabalho de forma eficaz e produtiva. Os trabalhos ideais são aqueles que permitem uma mobilização variada (andar, sentar, estar em pé). Ao realizar actividades sedentárias, como é o caso do chamado "trabalho de secretária", deve levantar-se e andar com alguma regularidade. Da mesma maneira, ao conduzir médias e longas distâncias, é recomendado realizar paragens.
Não são recomendados os trabalhos pesados (como por exemplo a carga e descarga de mercadorias), que sobrecarregam as várias estruturas mecânicas da coluna vertebral.