A RPG é um método científico de avaliação, diagnóstico e tratamento de patologias que afectam o sistema neuro-músculo-esquelético; criado pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard no ano de 1980.
A RPG tem por objectivo corrigir alterações posturais e aliviar sintomas daí resultantes, trabalhando o corpo de uma forma global respeitando sempre a individualidade (cada individuo é um ser único), causalidade (todos os problemas têm uma causa, mais ou menos distante dos sistemas) e globalidade (o corpo funciona como um todo).
O método baseia-se em posturas de alongamento muscular activo, procurando alongar em conjunto os músculos estáticos e respiratórios que causaram o problema. Durante o tratamento o individuo participa activamente na correcção das alterações estimulando a sua consciência corporal.
A RPG é indicada na maioria das patologias/disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético nomeadamente: hérnias discais ou protusões do disco, escolioses, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, cervicobraquialgias, ciatalgias, cefaleias/enxaquecas; dores articulares difusas; entre outras do foro respiratório, pós-traumático ou reumatológico.