A presença de Psoríase ou história familiar de Psoríase é uma característica distinta da Artrite Psoriática. A psoríase é uma doença crónica da pele que afecta 2 a 3% da população. Caracteriza-se pela aceleração do processo de substituição das células da pele, que leva à sua acumulação sob a forma de placas avermelhadas elevadas revestidas com pequenas “escamas” de cor prateada ou acincentada, que descamam – é a chamada psoríase em placas ou psoríase vulgar, que representa 80% dos casos. Outras formas de psoríase incluem a psoríase ungueal (com alteração do aspecto e da textura das unhas), a psoríase gutata, a psoríase pustulosa e a psoríase eritrodérmica.
Estima-se que 5 a 8% das pessoas com Psoríase tenham manifestações de Artrite Psoriática, mas em pessoas com psoríase grave pode chegar aos 40%. A psoríase habitualmente antecede a artrite, por um intervalo que pode ir até aos 20 anos, sendo por vezes muito dissimulada (couro cabeludo, umbigo, orelhas, sulco anal, ou apenas envolvimento das unhas). No entanto, em 15 a 20% dos casos a artrite surge antes do aparecimento da psoríase, apesar de muitas vezes existir história familiar de psoríase. Contudo, é importante não esquecer que as pessoas com psoríase também podem ser afectadas por outras doenças articulares, como a Artrite Reumatóide ou a Osteoartrose.
O que é a Artrite Psoriática? Sintomas Diagnóstico Abordagens e tratamentos Que relação existe entre artrite psoriática e psoríase?
Dr. Filipe Barcelos