O Hospital de Dia foi criado há cerca de 20 anos, altura em que começaram a surgir terapêuticas endovenosas importantes na área da Reumatologia.
Nos últimos anos, a Reumatologia tem sido talvez das áreas da Medicina em que se verificaram mais avanços em termos terapêuticos, sobretudo dos fármacos biotecnológicos, para patologias como a artrite reumatóide, a artrite psoriásica, a espondilite anquilosante e o lúpus eritematoso sistémico.
O aparecimento das novas terapêuticas e instrumentos de avaliação nas doenças reumáticas inflamatórias crónicas fez com que o Hospital de Dia tenha um papel de relevo no funcionamento de um serviço de Reumatologia.
O IPR faz o seguimento de doentes que efectuam regularmente terapêuticas endovenosas biotecnológicas ou bifosfonatos, em que além do tratamento é também efectuada toda a avaliação de eficácia e vigilància de efeitos adversos.
Nos doentes que fazem biotecnológicos subcutâneos, em regime de ambulatório, a avaliação da terapêutica é feita regularmente no Hospital de Dia, pois, assim é mais fácil garantir uma uniformização dos procedimentos e o registo na base de dados da SPR - Reuma.pt.
O Hospital de Dia de Reumatologia do IPR serve ainda de apoio à Unidade de Ensaios Clínicos e é um centro de investigação clínica, com diversos trabalhos apresentados em Congressos nacionais e internacionais.