A osteoartrose desenvolve-se pela associação de diversos factores predisponentes que se vão acumulando ao longo da vida.
Factores de Risco não Evitáveis
1) Idade
Apesar da Artrose não ser uma doença unicamente própria da idade, existem alterações dos tecidos próprias do envelhecimento, que concorrem para o aumento da frequência da artrose com o avançar da idade
2) Genéticos e Hereditários
Os factores genéticos parecem influenciar o risco de desenvolvimento dos diversos tipos de osteoartrose primária, seja axial (coluna vertebral) ou periférica (membros), localizada ou generalizada. Tem sido encontrado um risco acrescido de osteoartrose em certas famílias e em gémeos. Os factores genéticos da artrose dos dedos das mãos é duas a três vezes mais frequente nos familiares em primeiro grau. Existem ainda diferenças raciais, nomeadamente a baixa prevalência de osteoartrose da anca na população chinesa residente em vários pontos do globo. À luz dos actuais conhecimentos, a forma como os genes influenciam o desenvolvimento e as diferentes fases evolutivas da osteoartrose é ainda difícil de determinar, mas a hereditariedade parece ser um dos riscos possíveis de osteoartrose.
3) Sexo Feminino
A susceptibilidade genética é mais relevante no sexo feminino. As artroses dos joelhos e dedos são 2 a 4 vezes mais frequentes na mulher depois da menopausa. Pensa-se que os estrogénios tenham um efeito protector na cartilagem articular e que factores tais como a massa e força muscular, o tipo de actividade física ou o aumento da laxidão valvo-varo possam influenciar a maior frequência de osteoartrose na mulher.
Dr.ª Ana Teixeira