A acumulação de cristais de ácido úrico nas articulações e tecidos periarticulares desencadeia fenómenos inflamatórios que originam dor, edema (inchaço), aumento da temperatura local, coloração avermelhada da pele (eritema) e, por vezes, dificuldade em mobilizar as articulações envolvidas.
Esta inflamação das articulações começa por manifestar-se em episódios curtos, com dores violentas que surgem geralmente durante a noite e se resolvem ao fim de alguns dias, mas, se a gota não for tratada, as crises tendem a repetir-se e a doença pode acabar por se tornar crónica. Os locais mais frequentemente envolvidos são as articulações dos dedos dos pés, tornozelos, joelhos, mãos e cotovelos.
Quando os cristais de ácido úrico se acumulam no rim, geralmente é sob a forma de cálculos (são um dos tipos de "pedra" no rim) e podem manifestar-se por episódios recorrentes de cólica renal.
A deposição de cristais nos tecidos subcutâneos e junto aos tendões designa-se «tofo». Os tofos gotosos têm o aspecto de um nódulo duro e esbranquiçado, e localizam-se habitualmente nos pavilhões auriculares (orelhas) e na superfície extensora dos dedos das mãos e pés e dos cotovelos. Podem abrir um orifício e drenar o seu conteúdo de ácido úrico através da pele.
Dr.ª Cláudia Miguel e Dr.ª Maria Jesus Mediavilla