QUEM SOMOS
O
Instituto Português de Reumatologia (IPR) é uma Instituição Particular de
Solidariedade Social (IPSS), dedicada ao estudo, investigação, prevenção e
tratamento das doenças reumáticas desde há 72 anos.
O IPR é a
maior Unidade de Reumatologia de Portugal. É a que tem mais médicos, a que faz
mais consultas, a que tem mais diárias de Internamento e a que realiza mais
tratamentos no domínio da Medicina Física e de Reabilitação. O doente reumático
é a sua razão de ser e é tratado de uma forma holística e integrada.
Actualmente,
o IPR dispõe de Unidade de Internamento, Consultas Externas, Serviço de
Medicina Física e de Reabilitação, com apoio ao ambulatório e ao Internamento,
executa um elevado número de técnicas reumatológicas e meios complementares de
diagnóstico e dispõe de uma equipa multidisciplinar que também integra o
Serviço Social.
Integrada no
Sector de Formação, Ensino e Investigação funciona uma Biblioteca especializada
na área da Reumatologia.
Das suas
actividades de formação destacam-se, entre outras, o Internato Médico de
Reumatologia, estágios a médicos de outras especialidades e a realização anual
das Jornadas Internacionais do IPR com mais de 1300 participantes.
DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REUMATOLOGIA
À CRIAÇÃO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE REUMATOLOGIA
1948/1972.
SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA REUMATOLOGIA PORTUGUESA
1948 - Fundação da Associação Portuguesa de Reumatologia (APR - 18/12/1948) que, como Liga Nacional de Reumatologia, foi admitida nas Ligas Europeia e Internacional contra o Reumatismo (1950) entre os 18 primeiros países europeus filiados.
1950 - Foi criada a “Comissão de Senhoras” que fazia a angariação de fundos, distribuição de ajudas e apoio e organização da Festa de Natal do Doente.
1952 - Consulta de Reumatologia do Hospital Escolar de Santa Marta (1952), chefiada por Assunção Teixeira e assegurada pelos seus discípulos. Transitaria para o novo Hospital Escolar de Santa Maria mas apenas figuraria como tal nos corredores e elevadores por oposição dos dirigentes de Santa Maria.
1953 - Centro de Estudos Reumatológicos do Hospital Termal Rainha D. Leonor nas Caldas da Rainha, sob a direcção de Assunção Teixeira e Luis de Pap.
O IPR criou e manteve a consulta durante a época estival de termalismo aos doentes reumatológicos e dava apoio aos doentes que aí internava para fazer tratamentos.
1954 - Instituto Português de Reumatologia (IPR), nova denominação da Associação Portuguesa de Reumatologia (Março de 1954) que assegurou durante quase duas décadas, sozinho, a assistência aos doentes reumáticos do País; preparou os primeiros especialistas, entre os quais alguns que levariam a especialidade para outras Instituições (Luís Rego, Adelaide Carneiro, Rolão Candeias, Lopes Vaz, Viana de Queiroz, Pereira da Silva); representou Portugal como Liga Nacional até à criação da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e participou do 8º ao 12º Congresso Internacional de Reumatologia, respectivamente em Genebra e Praga, e do 1º ao 6º Congresso Europeu de Reumatologia, respectivamente em Copenhaga e Lisboa, como a única instituição nacional de Reumatologia.
1956 - Ciclos de Estudos Reumatológicos do IPR, (1956) onde proferiram conferências: Goslings, De Sèze, Lucherini, Böni, Copeman, Coste, por exemplo.
1957/1958 - Cursos de Reumatologia - os primeiros em Portugal - organizados pelo IPR e onde a conferência magistral esteve a cargo de Delbarre no primeiro, e de De Sèze, no segundo.
1957 - Criada a consulta de Reumatologia dos Serviços de Saúde Escolar, em Lisboa, a cargo da Drª Adelaide Vahia Carneiro e transferida para o Porto em 1959.
1957 - IX Congresso Internacional de Reumatologia (Toronto - Assunção Teixeira propõe a prevenção dos Reumatismos Crónicos, que viria a ser adoptada pela Liga Internacional contra o Reumatismo, como doutrina oficial).
1959 - Consulta de Reumatologia do Hospital de Santo António - a primeira Unidade de Reumatologia no Norte, dirigida por Luís Rego.
1966-1967 - Consulta de Reumatologia do Hospital Escolar de S. João (Serviço de Ortopedia), dirigida por Rolão Candeias, a primeira no Hospital Escolar do Porto.
1967 - VI Congresso Europeu de Reumatologia, em Lisboa, de 8 a 13 de Outubro de 1967, organizado pelo IPR, na sua qualidade de Liga Portuguesa contra o Reumatismo.
1969 - Dezembro - 7 médicos do IPR constituem-se em Comissão pró-Criação da Especialidade de Reumatologia e da criação da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, apresentam um plano de 22 pontos.
1972 - Por escritura pública de 6/1/72, é criada a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) que irá em conjunto com o IPR, onde tem sede, traçar os caminhos futuros da Reumatologia: 1977 - Especialidade; 1982 - Liga Portuguesa Contra o Reumatismo (Liga Social) prevista já nos seus estatutos;
1977 - O IPR organizou o II Colóquio de Reumatologia Preventiva, que teve lugar em 1, 2 e 3 de Dezembro de 1977 em Lisboa, sendo a última manifestação científica da Reumatologia Mundial desse ano consagrado pela Organização Mundial de Saúde como Ano Mundial do Reumatismo.
1978 - Colégio de Reumatologia; 1980 - Internato de Reumatologia; 1978 - Encerramento do Ano Mundial do Reumatismo (Dezembro de 1989).